top of page

Nossas inspirações

Grafismo criado por criança na Aquarela

ABORDAGEM PIKLER - É uma pedagogia específica para a faixa etária de 0 a 3 anos. Elaborada por Emmi Pikler por meio da observação e registro minucioso das ações e reações de bebês, permitiu-lhe uma série de pesquisas e descobertas sobre o desenvolvimento infantil. Reconhecida como pedagogia dos detalhes, valoriza a atividade autônoma, privilegia uma relação afetiva interpessoal estável, contínua e íntima entre a criança e um número restrito de adultos, e incentiva a criança a tomar consciência dela mesma e do seu entorno.

 

ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA - Na abordagem reggiana as crianças são incentivadas a compartilhar seus conhecimentos, saberes e imaginação por meio de múltiplas linguagens. Nessa perspectiva, as crianças devem se relacionar e explorar o que está a sua volta, a fim de que possam conhecer a si mesmas e o mundo em que fazem parte. O pedagogo, maior expoente dessa proposta, foi Lóris Malaguzzi, o qual foi secretário de educação do município de Reggio Emilia (interior da Itália). Manteve permanente conexão com a teoria e a prática, nas produções escritas sobre avanços conceituais, na formulação e implementação de políticas, práticas pedagógicas e formação de professores na área da educação infantil. O autor vê a criança como ativa, inventiva, capaz de explorar, curiosa, exprimindo-se nas suas múltiplas linguagens, ou seja, o autor enxerga a criança como o centro de sua pedagogia. Nessa proposta, o trabalho pedagógico acontece por meio de projetos que surgem das ideias das próprias crianças e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens (pedagogia da escuta).

bottom of page